Av 22 de Maio, 5139, Lojas A e B, Centro, Itaboraí RJ
contato@lojasbrimar.com.br
(21) 3639 5934

Decoração da sala

A sala de estar é o ambiente acolhedor é nele que recebemos os amigos e a família, também é na sala de estar que nos aconchegamos para assistir um filminho comendo pipoca no sofá, ao mesmo tempo em que a sala precisa ser um ambiente agradável e organizado para receber, tem que ser confortável para o uso no dia-a-dia. Por isso a decoração de sala não é tão simples quanto parece ser, na verdade é mais do que decorar, é de planejar e projetar o espaço para que ele seja funcional.

Então no seu projeto de interiores você terá que avaliar as atividades pertinentes a sala de estar ou jantar e quantas pessoas as salas devem atender. Esta é uma questão importante para conhecer a necessidade de assentos na sala de estar e na sala de jantar e que pode determinar o layout dos móveis, principalmente na decoração de sala pequena, onde é preciso planejar a usabilidade do espaço com atenção.

Poucas pessoas podem contar com sala de TV, sala de visitas e sala de jantar, hoje a maioria das casas e apartamentos tem tamanhos reduzidíssimos, por isso é comum que os ambientes sejam integrados: sala de estar, jantar e cozinha.
Essa integração entre os ambientes amplia o alcance visual e faz parecer que o espaço é maior.
Por outro lado, com espaços cada vez menores é preciso ter criatividade para lidar com tantas funções em um espaço compacto, esse é o desafio principal na decoração de salas pequenas.

O projeto começa com análise do espaço e das relações entre os espaços (funções e circulação) de como aquele espaço poderá ser apropriado pelos moradores. Para então partir para a definição dos espaços e do dimensionamento dos móveis.

Os dois erros mais cometidos na decoração de salas ocorrem justamente quando não é feito um planejamento do espaço antes da escolha dos móveis que são: entulhar a sala de objetos e restringir a circulação das pessoas.

Os móveis não podem atrapalhar a passagem, eu sei que a vontade de muitas pessoas é de colocar sofás 2 e 3 lugares em suas salas, mas nem sempre isso fica legal em salas pequenas, mesmo que seja possível pode não ser a melhor escolha.

Sofás sem braços e com linhas retas, são muito mais apropriados, pois permitem mais pessoas sentadas e são menos impactantes visualmente.

Isso vale também para a escolha dos materiais, objetos transparentes criam uma percepção de espaço livre, peças de metal tendem ter a estrutura mais esguia do que a madeira, cores claras criam espaços mais iluminados e que aparentam ser maiores e objetos com poucos detalhes e texturas chamam menos atenção, portanto não “pesam” o  visual. Isso é regra? Não.

Se a sala pequena tiver paredes brancas, móveis brancos, sem quadros, sem texturas, sem prateleiras, sem almofadas … sem graça! A palavra de ordem na decoração de salas de estar e jantar é equilíbrio, sempre buscar o equilíbrio entre as cores, formas e texturas, trazendo algo pessoal que seja característico.

Gostou desta Dica?

Bem Vindo! Posso Ajudar?
Enviar Via WhatsApp